Projetos Guardiões

Enquanto guardiões, esforçamo-nos por aprender e envolver continuamente, não apenas as pessoas que vêm partilhar connosco o seu conhecimento, mas cada organismo vivo nesta terra. Contudo, a nossa terra é vasta e a nossa responsabilidade de guarda da terra não deve ser exclusiva. Pelo contrário, convidamos quem quer que queira partilhar a nossa responsabilidade, a juntar-se a nós com o seu próprio projeto guardião que se alinhe com os nossos princípios e os da Fundação Terra Agora.

Aerial view of Idanha-à-Vida landscape

Plantarfuturo

A Plantarfuturo é o principal guardião e é a empresa que gere o processo de restauro ecológico no âmbito do Idanha-à-Vida. É a entidade que terá o direito de usar a terra nos próximos 25 anos para desenvolver e implementar a sua visão. Este direito pode ser prorrogado por um período indeterminado.

Field with cows

José António Sequeira

O José Sequeira cresceu nestas terras como filho de um agricultor (o seu pai trabalhou aqui antes dele) e conhece cada pedra. Trabalha extensivamente com gado bovino, ovino e caprino, plantando também trigo e produzindo azeite.

Man in front of olive tree fields

Real Idanha

O Ricardo e o Tiago são dois empreendedores que deixaram as suas vidas na cidade para se dedicarem a fazer um dos melhores azeites em Portugal. A sua marca “Egitânia” é uma marca biológica líder, vendida em Portugal e na Europa. Combinam a sua produção de azeite com a criação de uma raça tradicional de ovelhas - o merino preto do Alentejo - que ajuda a sustentar a fertilidade dos solos para as oliveiras.